terça-feira, 10 de abril de 2018


Naquele dia, não houve milagre.

Há coisas que fogem a nossa compreensão, ao nosso raciocínio. 
E, uma destas coisas é: Porque Jesus me ama? (João 3:16).

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

A única coisa que sei é: que Ele me amou tanto, ao ponto de dar sua vida por mim, e, por você.

Viveu uma vida simples, sem ostentação; tornou-se um simples carpinteiro, profissão de seu pai.

Quando seu pai morre, Ele não se utiliza de seus poderes; mas, Lázaro seu amigo morre, e ao quarto dia de sua morte, já entrando em estado de putrefação, Ele o ressuscita (João 11:41-44).


Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42 Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora!"
44 O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano.
Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".

E, quando uma multidão o ouvia falar por horas, ficavam empolgados e boquiabertos, pois, nunca haviam ouvido alguém com tamanha autoridade, que lhes tocava no fundo da alma.

Ao sentirem fome, bastaram apenas cinco pães e dois peixinhos, que se multiplicaram em milhares, para saciar a fome dos que o ouviam (João 6:9-13).
"Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?"
10 Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se". Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens.
11 Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.
12 Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado".
13 Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.

E mais, andou por sobre as águas, como se fosse terra firme (João 6:18-20).

Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas.
19 Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados.
20 Mas ele lhes disse: "Sou eu! Não tenham medo!"

Dizia palavras misteriosas (João 7:33-36).

Disse-lhes Jesus: "Estou com vocês apenas por pouco tempo e logo irei para aquele que me enviou.
34 Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; vocês não podem ir ao lugar onde eu estarei".
35 Os judeus disseram uns aos outros: "Aonde pretende ir este homem, que não o possamos encontrar? Para onde vive o nosso povo, espalhado entre os gregos, a fim de ensiná-lo?
36 O que ele quis dizer quando falou: 'Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão' e 'vocês não podem ir ao lugar onde eu estarei'?"

Capaz de amar e perdoar como nenhum outro (João 8:11).

Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?"
11 "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
                            
Ao murmurarem Dele, Ele responde de forma magnifica
 (João 6:43-44).
Respondeu Jesus: “Parem de me criticar.
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Sabe porque muitos não compreendiam sua maneira de falar?
(João 8:43-47).
Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.
44 Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
45 No entanto, vocês não creem em mim, porque digo a verdade!
46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?
47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus".

Diferente dos homens comuns, Ele não buscava fama (João 8:50).
 Não estou buscando glória para mim mesmo; mas há quem a busque e julgue.

Mas, ainda assim, curou cego (Lc. 18:41-42)
"O que você quer que eu faça?"
"Senhor, eu quero ver", respondeu ele.
42 Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou".

 expulsou demônio (Lc. 9:42-43);
Quando o menino vinha vindo, o demônio o lançou por terra, em convulsão. Mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou de volta a seu pai.
43 E todos ficaram atônitos ante a grandeza de Deus. Estando todos maravilhados com tudo o que Jesus fazia,

Revelou-se ao excluído (João 9:35-39).
Jesus ouviu que o haviam expulsado e, ao encontrá-lo, disse: "Você crê no Filho do homem?"
36 Perguntou o homem: "Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia?"
37 Disse Jesus: "Você já o tem visto. É aquele que está falando com você".
38 Então o homem disse: "Senhor, eu creio". E o adorou.
39 Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".

Alerta para que se tome cuidado com falsos líderes, e, afirma que daria a sua vida, pelas suas ovelhas (João 10:11-15).
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.
13 Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
14 "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Purifica o templo (Mt. 21:12-13);
Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
13 e lhes disse: "Está escrito: 'A minha casa será chamada casa de oração'; mas vocês estão fazendo dela um 'covil de ladrões'".
Isto te lembra alguma coisa?

Profetiza a destruição do templo (Mt. 24:1-2).

Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo.
2 "Vocês estão vendo tudo isto?", perguntou ele. "Eu garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".

Mas..., lá no monte das Oliveiras, Ele sente uma tristeza intensa (Mt. 26:38).
Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".

Ele bem sabia o terror que lhe aguardava (Is. 53:1-12).
Quem creu em nossa mensagem?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?
2 Ele cresceu diante dele
como um broto tenro
e como uma raiz saída de uma terra seca.
Ele não tinha qualquer beleza
ou majestade que nos atraísse,
nada havia em sua aparência
para que o desejássemos.
3 Foi desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores
e experimentado no sofrimento.
Como alguém de quem
os homens escondem o rosto,
foi desprezado,
e nós não o tínhamos em estima.
4 Certamente ele tomou sobre si
as nossas enfermidades
e sobre si levou as nossas doenças;
contudo nós o consideramos
castigado por Deus,
por Deus atingido e afligido.
5 Mas ele foi traspassado
por causa das nossas transgressões,
foi esmagado por causa
de nossas iniquidades;
o castigo que nos trouxe paz
estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados.
6 Todos nós, como ovelhas,
nos desviamos,
cada um de nós se voltou
para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre ele
a iniquidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido;
e, contudo, não abriu a sua boca;
como um cordeiro,
foi levado para o matadouro;
e, como uma ovelha que diante de seus
tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca.
8 Com julgamento opressivo ele foi levado.
E quem pode falar dos seus descendentes?
Pois ele foi eliminado
da terra dos viventes;
por causa da transgressão
do meu povo ele foi golpeado.
9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios
e com os ricos em sua morte,
embora não tivesse cometido
nenhuma violência
nem houvesse nenhuma mentira
em sua boca.
10 Contudo, foi da vontade do Senhor
esmagá-lo e fazê-lo sofrer,
e, embora o Senhor tenha feito da vida dele
uma oferta pela culpa,
ele verá sua prole e prolongará seus dias,
e a vontade do Senhor
prosperará em sua mão.
11 Depois do sofrimento de sua alma,
ele verá a luz e ficará satisfeito;
pelo seu conhecimento
meu servo justo
justificará a muitos
e levará a iniquidade deles.
12 Por isso eu lhe darei uma porção
entre os grandes,
e ele dividirá os despojos com os fortes,
porquanto ele derramou sua vida
até a morte
e foi contado entre os transgressores.
Pois ele levou o pecado de muitos
e pelos transgressores intercedeu.

Um homem tão envolvente, e, que amou tão profundamente, a ponto de chamar o seu traidor de amigo (Mt. 26:49-50).
Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre!", e o beijou.
50 Jesus perguntou: "Amigo, o que o traz?"
Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.

E, como o Bom Pastor, Ele protege seus discípulos (João 18:7-9).
Novamente lhes perguntou: "A quem procuram?"
E eles disseram: "A Jesus de Nazaré".
8 Respondeu Jesus: "Já disse a vocês que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens".
9 Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: "Não perdi nenhum dos que me deste".

Cercado por soldados armados, os discípulos começam a sentir a dor da perda do mestre amado.

Pedro se altera, e na sua fragilidade procura defender o Senhor Jesus (João18:10).  
Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.)

Afinal, quando os discípulos caminhavam no deserto de suas almas, encontraram em Jesus, um Oásis de esperança.

Ter Jesus por perto, era ter paz e segurança na alma.
Os discípulos não conseguiam entender. Por mais que tentassem, suas mentes não conseguiam alcançar, o sentido glorioso e misterioso de suas palavras.

Ele tinha que partir (João 16:28).
“Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

Ele teria que morrer (João 18:11).

Jesus, porém, ordenou a Pedro: "Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?"

Tantas vezes ficamos sem entender...; talvez, por não tirarmos as pedras que impedem o milagre tão esperado (João 11:39).
"Tirem a pedra", disse ele".
As pedras do medo, das culpas, das dúvidas..., e, tantas outras.

Ah..., Ele curou cegos, aleijados, purificou leprosos. Como é grande a sua compaixão pelo ser humano.
Somente Ele pode dizer: Não chores (Lc. 7:13).
Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore".
O máximo que diríamos, seria meus sentimentos; talvez, se fosse alguém muito próximo choraríamos. 

Mas, Ele..., (Lc. 7:14-15)

Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu digo, levante-se!"
15 O jovem sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe.

devolve a alegria, transformando a dor em conforto, a tristeza em alegria e a morte em vida.

E, quando seu povo foi espalhado, quando o dia se torna negridão, e, não havia quem nos acolhesse (Ez. 34:11-12, 22-27).

"Porque assim diz o Soberano, o Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.
12 Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.

eu salvarei o meu rebanho, e elas não mais serão saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.
23 Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.
24 Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o líder no meio delas. Eu, o ­Senhor, falei.
25 "Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que as minhas ovelhas possam viver com segurança no deserto e dormir nas florestas.
26 Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos.
27 As árvores do campo produzirão o seu fruto, a terra produzirá a sua safra e as ovelhas estarão seguras na terra. Elas saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as cangas de seu jugo e as livrar das mãos daqueles que as escravizaram.


Não, naquele dia não houve milagres.
Foi preso, açoitado, crucificado e sepultado.
Os discípulos não conseguiam entender...
Eles viam o mestre simplesmente como um profeta (Lc. 24:19-21).
"Que coisas?", perguntou ele.
"O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram;
21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.

Maria madalena vai ao sepulcro, e, não vendo o corpo de Jesus, começa a chorar (João 20:11).
Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro

Ela procura por um defunto (João 20:13).

Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando?"
"Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".

Quem procura por um cristo morto, nunca reconhecerá o Cristo vivo, presente e em pé diante dos próprios olhos (João 20:14).
Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.

Há coisas que fogem ao nosso entendimento.

O senhor Jesus foi preso, açoitado, trocado por um marginal, coroado com espinhos, teve como trono uma cruz, e como vestes, o sangue que escorria de seu corpo.

Pagando assim, uma divida que era nossa...

E, quando muitos anos depois, João o vê, cai sem forças, mas é reconfortado (Ap. 1:17-18)

Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Jesus morreu, mas, ressuscitou!
E, da vida e da morte, Ele é o Senhor.

ALELUIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário