terça-feira, 10 de abril de 2018

"LEPRAS"


"LEPRAS"

Depois do grande reino de Salomão houve um conflito entre os israelitas, e o reino foi dividido em dois, o reino de Israel (reino do norte) constituído de dez tribos, e o reino de Judá (reino do sul) com apenas as tribos de Judá e Benjamim.
A Síria, estava localizada ao norte do reino de Israel, e pagava tributos ao rei Davi durante todo o seu reinado.  Com a morte de Davi, os sírios reconquistaram a sua independência.
O reino de Israel e os Sírios,  estiveram envolvidos em guerras pelo controle das rotas de comércio por cerca de 150 anos. Damasco tinha intenção de aumentar os seus negócios, mas Israel controlava todas as grandes rotas dos países ao sul do Egito e da Arábia.
Entretanto, todo comércio deveria passar por Damasco, para chegar aos mercados dos ricos países que formavam a mesopotâmia, uma rota estratégica para Israel.
E neste jogo de interesses, os dois exércitos viviam em constante conflitos.
Naamã, o arameu, foi um general do exército sírio, quando Ben-Hadade II era rei da Síria (860 - 842 a.c.).
"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso." 2 Reis 5:1
O rei era o comandante supremo, entretanto, colocava a frente do exército um general comandando suas tropas. As unidades eram geralmente formadas por 10, 50, 100 e 1000 homens.
Cada oficial שָּׂרִ֖ים sarim, comandava גְּדוּד gedud [do hebraico uma compahia], até 120 homens.
Os generais, comandavamדֶּ֫גֶל deguel [do hebraico "uma divisão de exército"], com mais de mil homens. Mas como Naamã era o general de todo o exército Sírio, ele comandavaדגלים degalim [do hebraico milhares], que estavam sob suas ordens.
Mesmo com tanto poder e autoridade, Naamã, não escapou da lepra. Os leprosos eram mantidos longe da população, isolados em aldeias para leprosos, sem contato com a família e a sociedade.
E Naamã em sua necessidade de auto-afirmação como líder de um poderoso exército, mesmo em tempo de paz entre a Síria e Israel, pratica uma incursão, e leva cativa uma jovem israelita.
A jovem israelita que foi feita escrava [do hebraico עָ֫בֶד eved] da mulher de Naamã, é um exemplo de fé e confiança no Senhor. Os escravos eram objetos de comércio. Perdiam a liberdade e muitas vezes, a sua própria identidade.
Mas a jovem israelita, ensinada nos caminhos do Senhor, guardou a palavra em seu coração.
"E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." 2 Reis 5:3
E esta palavra, chegou ao coração de Naamã.
Naamã já havia tentado de tudo.  Mas nada o havia ajudado.
Então, ele se apressa em conseguir uma carta de recomendação do seu rei, ao rei de Israel. Estas cartas eram comuns no antigo oriente, mas frequentes investidas de Ben-Hadade contra o norte de Israel, fizeram o rei suspeitar que era mais um ataque de Naamã.
Mas Eliseu, guiado por Deus, pede ao rei que deixasse Naamã vir.
Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 2 Reis 5:8
E Naamã parte em uma viagem de aproximadamente 138 km de Damasco a Dotã. Ele, esperava que Eliseu o recebesse e fizesse algum tipo de magia.
"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado." 2 Reis 5:10
Era preciso humildade e quebrantamento de toda altivez de um homem acostumado a dar ordem, a obedecer, e, mergulhar sete vezes no rio Jordão.

"Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso." 2 Reis 5:11
O rio Jordão "aquele que desce". Ao pé do monte Hermom, ele está a 563m acima do nível do mar e quando deságua no mar morto atinge 392m abaixo do nível do mar.
Para se aproximar de Deus, precisamos trilhar pelo difícil caminho da humilhação. Se Naamã não deixasse o seu orgulho, a sua altivez, ele não teria alcançado a misericória.
Mergulhar no Jordão rio sujo e lamacento, seria o último nível de humilhação, para Naamã, para mim e para você!
Temos que abrir mão de tudo que somos, e mergulhar nas águas da humildade e do quebrantamento. Se é que desejamos passar pela purificação e receber o Espírito de Deus.
Muitas vezes, olhamos ao nosso redor, e percebemos o quão frágil somos. Diante das pessoas que nos cercam, nos mostramos fortes e equilibrados.
Algumas pessoas mais próximas, olham para nós e dizem: Como ele é forte! E essa "fortaleza", demonstrada em público, muitas vezes serve de "inspiração" aos mais "fracos".

Mas, chega a hora em que nos encontramos sozinhos.
Voltamos para casa, nos deparamos com o espelho, e então, ficamos face a face com a nossa "fraqueza".
Grandes homens na história tiveram este momento.

Assim foi com Naamã.
Um homem muito importante. Comandante do exército do rei da Síria. Homem de confiança do rei.
Aclamado pelo povo. Homem de guerra. Um herói!

Mas, nem toda sua glória pode livrá-lo da lepra.
A lepra estava ali, claro para manifestar a glória de Deus.
Mas também, para quebrar o orgulho de Naamã.

Com esta história, deveríamos aprender que: as nossas "fraquezas" nos arremetem a Deus! Quebram o nosso orgulho. E nos faz mergulhar nos rios de Seu Espírito.

Precisamos nos livrar da lepra.
Gl.5:19-21, tem uma lista enorme, de vários tipos de lepra, a saber: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias (incluindo uso de drogas), inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias.

E, Paulo diz assim: "que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam".

Vamos agora, aos sete mergulhos de Naamã.

1) Mergulho- do quebrantamento Sl.34:18-
Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido.

2) Mergulho- da fé- 
Dt.7:9Saberás pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.

3) Mergulho- da novidade- Em Cristo tudo é novo- Rm.6:4Fomos pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também, andemos nós em novidade de vida.
(O Espírito Santo nos une a Cristo, e nos dá uma nova e verdadeira vida em Cristo Jesus, nosso Senhor).

4) Mergulho- da santidade- Um novo pacto de santificação- II Reis 5:15b-
Eis que agora reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel.

5) Mergulho- da esperança- Sl.37:5
Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

6) Mergulho- da paz- João 14:27-
Deixo-vos paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo.


7) Mergulho- da vitória- A vitória é certa em Cristo Jesus.
I Co. 15:57Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Mergulhemos no rio da graça e amor de Deus.

Confiemos em sua palavra que é poderosa, para curar a alma.

Voltemos a Ele, de todo o nosso coração e seremos purificados de toda “lepra”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário