terça-feira, 4 de julho de 2017

Jó: Um estudo sobre o sofrimento do justo (parte 4) por John Piper

Jó: Um estudo sobre o sofrimento do justo (parte 4) por John Piper

Jó: Um estudo sobre o sofrimento do justo (parte 4) por John Piper


JÓ: A REVELAÇÃO DE DEUS EM MEIO AO SOFRIMENTO


Jó estava vivendo com uma enfermidade sem alívio por meses a fio, com feridas abertas  por todo o corpo. Durante esse tempo, ele estava cheio da tristeza pela perda de sete filhos e três filhas. Toda a sua riqueza havia desaparecido em uma tarde. Ele tornou-se repulsivo para sua esposa, repugnante a seus irmãos, e até mesmo crianças pequenas o desprezavam enquanto ele estava deitado no monte de cinzas do lado de fora da cidade.

A fé vacilante de Jó e as reclamações para Deus

No início Jó aguentou essas calamidades com uma submissão surpreendente: " o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.” Jó 1:21 “...receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?” Jó 2:10

Mas como a miséria continuou ao longo dos meses, Jó vacilou na sua confiança de que Deus era em favor dele. Ao defender-se contra a má teologia de Elifaz, Bildade e Zofar, ele disse coisas sobre Deus que não eram verdadeiras. Ele começou a insistir em sua própria justiça em detrimento da justiça de Deus.

Por exemplo, em 13:23-24 ele disse: "Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado. Por que escondes o teu rosto, e me tens por teu inimigo?”. Jó 13:23-24 Jó só conseguia pensar que Deus estava ignorando a sua fidelidade e tratando-o como um inimigo.

Ele chegou a alcança o ponto onde confessou (em 19:25-27) que após a morte ele veria Deus como seu Redentor. Mas, por enquanto, Deus o estava tratando como um inimigo, não um amigo ou um filho –isso era o que Jó pensava.

E assim ele reclama para Deus: "Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos. Visto que do Todo-Poderoso não se encobriram os tempos, por que, os que o conhecem, não vêem os seus dias?” (Jó 23:3-4; Jó 24:1).

A Teologia superficial dos amigos de Jó

Os três amigos de Jó tinha tomado a posição de que a gravidade do sofrimento de Jó deveria ser o sinal de algum pecado grave em sua vida. Deus estava punindo Jó. Mas Jó silencia seus amigos mostrando que não há uma correlação direta neste mundo entre a justiça e prosperidade ou entre maldade e sofrimento. Os justos, muitas vezes sofrem mais do que os maus e os maus prosperam, muitas vezes mais do que os justos. Jó saiu vitorioso sobre a teologia superficial de seus amigos.

A repreensão e o conselho de Eliú

Nos capítulos 32 a 37 o jovem amigo Eliú repreende tanto Jó quanto seus três amigos. Os três amigos de Jó não tinham sido capazes de explicar o sofrimento deste homem com a sua teologia. E Jó tinha dito coisas precipitadas e presunçosa a respeito de Deus, a fim de justificar-se. O ponto de vista de Eliú é que Jó é um homem justo, embora não seja perfeito, e que ele é amado por Deus. Deus não está tratando-o como inimigo, mas como seu filho e amigo.

Deus originalmente havia permitido que Jó sofresse para mostrar a Satanás e os exércitos do céu que Jó dava mais valor a Deus do que a suas posses, sua família e sua saúde. Mas, depois que Jó provou que de fato amava a Deus mais do que tudo no mundo, Deus estabeleceu outra finalidade a alcançar, deixando então o sofrimento de Jó continuar por vários meses.

Esse propósito, de acordo com Eliú, foi para purgar da vida de Jó todo resíduo de orgulho que tinha ficado escondido em sua vida. Quando Jó foi abalado pelo sofrimento por muito tempo, o sedimento de orgulho foi agitado em sua vida e revelou se quando Jó tentou se justificar às custas de Deus.

Os dois objetivos do sofrimento na vida de Jó

O que temos visto até agora, então, é que o sofrimento de Jó tem uma explicação dupla: seu objetivo no início era demonstrar o valor e a glória de Deus, e seu objetivo secundário foi refinar a justiça de Jó. Seu sofrimento não era uma punição. Não era um sinal da ira de Deus. A dor de Jó não é a dor do chicote do carrasco, mas a dor do bisturi do cirurgião. A remoção da doença chamada orgulho é a coisa mais amorosa que Deus poderia fazer, não importa a que custo.

Lembre-se das palavras do Senhor: é melhor sofrer a dor insuportável de um olho arrancado do que deixar qualquer pecado permanecer em seu coração. A santificação vale qualquer dor na Terra – mas se isso não parece óbvio é provavelmente porque você não abomina o pecado e aprecia a santidade como deveria. Vamos examinar cuidadosamente a nós mesmos neste momento.

A repreensão de Deus

Perto do final do discurso de Eliú (nos capítulos 32 a 37) uma tempestade começou e o encheu de reverência. É como se ele houvesse sentido a aproximação de Deus na tempestade e colocou um fim a suas palavras. E de alguma forma do meio do redemoinho veio a voz de Deus (capítulos 38-41).

Em 38:1-2 Deus começa: " Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?” Alguém poderia pensar que Deus estava criticando as palavras de Eliú aqui, mas não é o caso. Ele está falando e criticando Jó.

Sabemos disso porque quando Deus termina de falar, Jó cita as palavras de Deus em 38:2 e aplica as palavras a si mesmo. Ele diz: "Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho?” Jó 42:3 Essa é uma citação de Deus em 38:2. E então Jó responde (na segunda metade do versículo 3), "Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia."

Assim, as palavras de Deus nos capítulos 38-41 não são uma repreensão a Eliú. Em nenhum lugar Deus repreender ou criticar Eliú. Eliú tinha razão. Jó escuta em silêncio. E quando Eliú termina, Deus fala a Jó e não a Eliú. E agora nós queremos saber o que mais Deus tem a dizer a Jó. Vamos ver.

Jó sendo julgado por Deus

“Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.” Jó 38:3

Deus foi questionado por Jó tempo suficiente. Agora é hora de Jó ser levado a julgamento. É hora de Deus interrogá-lo.

Vamos tentar resumir o interrogatório sem ler tudo
.

Perguntas sobre o mundo terreno

Em 38:4-7 Deus se concentra na terra: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-me saber, se tens inteligência.” Você não estava lá e não sabe como eu fiz isso.
Em 38:8-11 Deus se concentra no mar: "Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre?” Fui eu, Jó, eu defini os limites e não você. Você não estava lá e não sabe como eu fiz isso.

Em 38:12-15 o Senhor se concentra na madrugada: "Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar?" Você nunca fez isso. Você não consegue fazer isso. Você não sabe como fazê-lo. Eu sempre fiz isso. Eu sempre farei.
Em 38:16-18 Deus se concentra na profundidade e largura do mar e da terra. “Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?” Jó, você nunca sequer foi para o fundo do oceano ou ao redor do mundo. E você acha que sabe o suficiente para discutir com Deus.

Perguntas sobre o mundo de cima

Em seguida, na última metade do capítulo 38 Deus se concentra no mundo do céu.

Primeiro, nos versos 19-21, ele consulta trabalho sobre a origem da luz e da escuridão: " Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar?" Você não sabe onde está e como chegar lá. Mas eu sei, Jó. Eu fiz a luz.

Então, nos versículos 22-30 Deus lhe pergunta sobre a neve, o granizo, a chuva e o gelo: Você sabe alguma coisa sobre como armazenar até granizo para o dia da batalha? Será que você sabe como cortar um canal no céu para fazer chover sobre uma terra onde não há ninguém?

Ou levante os olhos ainda mais alto, Jó, (versos 31 -33) e olhe para as constelações: Plêiades, Órion, Mazzaroth, o urso! "Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?"

Se não, vamos falar sobre a chuva de novo (versos 34-38). Você pode fazer chover? Você sabe como a assobiar para o relâmpago para que ele venha e diga: "Aqui estamos!"? Você pode contar as nuvens com a sua sabedoria? Ou será que meus passatempos são complexos demais para você?

Então, se nos concentramos na terra, no mar, no amanhecer, na neve, no granizo, nas constelações ou na chuva, o resultado é que Jó é ignorante e impotente. Ele não sabe de onde tudo isso surgiu. Ele não sabe como fazê-los funcionar. Ele é inteiramente rodeado por mistérios. E assim somos nós, porque os avanços científicos dos últimos 200 anos são como um balde de água comparado com o oceano de sabedoria de Deus. Deus não está impressionado com Jó. Nós devemos estar humilhados com a nossa ignorância, e não devemos ficar impressionados com a ciência e tecnologia.

Perguntas sobre o mundo dos animais

Em seguida, vêm os questionamentos sobre o mundo dos animais.

Em 38:39-41 Deus pergunta sobre quem Jó pensa que fornece comida para os leões e para as aves? "Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?" Eu faço. Eu trabalho em todo o mundo. Você pode fazer isso, Jó?

Ou considere o nascimento dos filhotes (39:1-4). "Sabes tu o tempo em que as cabras montesas têm filhos, ou observastes as cervas quando dão suas crias?" Pense nisso, Jó! Estou no controle de todas estas coisas. Cada veado selvagem, que dá à luz, Eu estou lá. Cada cabra, na Suíça e no Nepal, quando eles dão a luz, eu estou lá. Eu me importo com seus filhotes.

Pense nisso, Jó! Quando um homem vê uma obra de Deus, como o seu sofrimento, ele consegue ver sua ligação com dez mil outras realidades do mundo, como Eu posso? Se não, então como é que ele se atreve a julgar a minha sabedoria!

Considere o burro selvagem (39:5-8). "Quem libertou o jumento montês, e quem soltou as prisões ao jumento bravo?" Você acha que existem criaturas selvagens e imprevisíveis do mundo, Jó? Pois é? Eu os soltei e deixei livres. Eu dou-lhes um deserto para correr e uma montanha para pastar. Eles são obras de minhas mãos. As coisas são completamente organizadas! E você não tem nada a ver com isso.

E assim vai. O boi selvagem (39:9-12): você não sabe como prendê-lo ou usá-lo. Ele é meu.

A avestruz (39:13-18): ela abandona seus ovos, ela trata seus filhotes cruelmente. Quem a fez esquecer da sabedoria? Eu fiz, Jó. Mesmo as coisas loucas são escolhas minhas. Eu governo tudo com um design perfeito.

É claro que nem todos os animais são tolos e inúteis. Pegue o cavalo de guerra (39:19- 25), por exemplo. "Ou darás tu força ao cavalo, ou revestirás o seu pescoço com crinas?" Você não sabe como fazê-lo, Jó. Eu sou o único que faz.

Finalmente, Jó (39:26-30) "Ou voa o gavião pela tua inteligência, e estende as suas asas para o sul? Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?"

Não! Se considerarmos a presa dos leões, o nascimento das cabras nas montanhas, a liberdade do asno selvagem, a insubordinação do boi selvagem, a estupidez do avestruz, o poder do cavalo de guerra, ou o vôo do falcão e da águia, o resultado é o mesmo: Jó é ignorante e impotente. Ele não fazê-los. Ele não sabe como controlá-los. Então como pode, este homem tão ignorante questionar os caminhos de Deus?!

Deus pausa para ouvir a resposta de Jó

Assim, no início do capítulo 40, Deus faz uma pausa em seu interrogatório para dar a Jó uma chance de responder seus questionamentos:

Respondeu mais o SENHOR a Jó, dizendo: Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argui assim a Deus, responda por isso. Então Jó respondeu ao SENHOR, dizendo: Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca. Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei. Jó 40:1-5

Jó está começando a entender: uma criatura finita que não tem sabedoria para administrar este mundo e é totalmente ignorante a respeito de 99,999% das coisas não tem nenhum direito de instruir o seu Criador e Governador em como administrar o mundo, nem ao menos condenar a Deus.

Deus continua acusando Jó

Deus fala novamente contra Jó 40:6-9:

Então o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás. Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como ele o faz?

Os caminhos de Deus são corretos simplesmente porque Ele é o Deus Todo-Poderoso?

Este é um argumento perturbador. Será que Deus quer dizer que devemos nos submeter à justiça de seus caminhos, simplesmente porque ele tem um braço poderoso? Devemos reconhecer seu direito, simplesmente porque ele tem poder? Todos os juízos são certos e bons apenas porque Deus é que julga e faz?

Acho que a resposta a essa pergunta é sim e não. Por um lado, não há nenhuma realidade maior do que Deus com a qual podemos julgar as ações de Deus. Ele não seria Deus se Ele se submetesse a algo fora de si mesmo.

Mas, por outro lado, quando dizemos a frase, "Deus é bom", ou "Deus sempre faz o que é certo" Deus quer que isso tenha um significado maior do que simplesmente: "Deus é Deus". Ele quer nos vejamos que sua força não é utilizada de forma caprichosa, arbitrária e irracional, ao contrário, ele quer que a gente veja que o seu poder é usado de forma proposital para o bem.

Deus é santo e poderosamente proposital

Assim, em 40:10-14 ele convida Jó a acompanhá-lo neste sagrado e proposital desígno:

Orna-te, pois, de excelência e alteza; e veste-te de majestade e de glória. Derrama os furores da tua ira, e atenta para todo o soberbo, e abate-o. Olha para todo o soberbo, e humilha-o, e atropela os ímpios no seu lugar. Esconde-os juntamente no pó; ata-lhes os rostos em oculto. Então também eu a ti confessarei que a tua mão direita te poderá salvar. Jó 40:10-14

Isto é muito diferente de dizer: "Reconheça que o meu poder está certo, não importa o que eu faça." Em vez disso, Deus diz: "Eu emprego o meu poder para revestir-me com esplendor, humilhar os orgulhosos e (por implicação) exaltar os humildes." Em outras palavras, a justiça do poder de Deus não é apenas porque vem de Deus, mas também porque seus objetivos são consistentes com a sua excelência.

A bondade de Deus é a seguinte: que ele defende a sua glória abatendo o orgulhoso e
dando prazer ao humilde.

Jó levado à submissão e à adoração

Assim, levando Jó à submissão, Deus não se limitou a dizer: “Eu posso e por isso estou sempre correto. Então, pare de condenar os meus caminhos." Ele disse que, em primeiro lugar, há dez milhões de coisas sobre a administração do mundo que você não sabe, mas eu sei perfeitamente. Por isso, é presunçoso assumir que você pode me aconselhar sobre como administrar um mundo para que seja mais justo. Você não conhece tudo o que tem que ser levado em conta na tomada de decisões sobre como administrar o mundo para a minha glória e para a alegria do meu povo!

E, em segundo lugar, Deus mostrou que seu poder não é arbitrário, mas proposital. E o propósito é defender a sua glória por humilhar os orgulhosos e abençoar o humilde. Por isso Jó não deve presumir e acusar Deus de ser arbitrário ou caprichoso e irracional. Ele deve se submeter à sabedoria e bondade de Deus e agarrar-se à promessa de que "Deus não retém nada de bom dos que andam em retidão" (Salmo 84:11).

Três atos de submissão de Jó

Observe no capítulo 42:1-6 os três atos de submissão de Jó:

1. Versículo 1-2: "Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." Ele se submete a soberania absoluta de Deus: que pode fazer o que quiser, e é ilimitado não dependendo de nada fora de si mesmo.

2. Versículo 3: Ele cita Deus e depois dá a sua resposta. "Quem é este que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." Ele se submete a sabedoria infinitamente maior de Deus: ele tem falado sobre coisas das quais ele é muito ignorante.

3. Versículos 4-6: Ele cita novamente a Deus e depois dá a sua própria resposta. " Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Quatro Lições

As lições para nós são simples e profundas:


1. Creia de todo o seu coração na soberania absoluta de Deus. Ore para que Deus lhe dê essa convicção.
2. Creia de todo o seu coração que tudo que ele faz é certo e bom. Ore para que Deus lhe dê essa garantia.
3. Arrependa-se de todas as vezes que você questionou a Deus ou o acusou de injustiça pela maneira em que ele tratou você. Ore para que Deus lhe dê humildade para ver essas murmurações como pecaminosas.
4. Esteja satisfeito com a santa vontade de Deus e não murmure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário